segunda-feira, 18 de junho de 2012

Matéria especial - Parte 1

     Nessa matéria especial, o blog Lutas-DF mostrará o surgimento e evolução do MMA. Dividida em quatro partes, a matéria abordará o surgimento, a retomada do MMA, o surgimento do UFC e a evolução da modalidade no que ela se transformou nos dias de hoje. 
Nessa primeira parte abordaremos os primórdios das artes marciais mistas.


Origem do MMA

O termo MMA, sigla para Mixed Martial Arts, que significa Artes Marciais Mistas, representa não apenas um tipo de luta, mas todo ou qualquer tipo de arte-marcial que quando mescladas criam um estilo de luta. Exemplos de lutas que podem fazer parte desse vasto leque de opções são o Jiu-Jítsu, Luta livre, Boxe, Caratê, Judô, Muay thai, Taekwondo, Kung-Fu, Wrestling, dentre outras.  

Os primeiros relatos de uma luta que utilizasse tanto elementos da luta de pé, como socos e chutes, e mesclasse-os com elementos da luta de solo, como chaves nas articulações e estrangulamentos, foi o Pancrácio, que teve sua primeira aparição nos 33° Jogos Olímpicos da Antiguidade, em 648 a.C. na Grécia. O Pancrácio era a base do treinamento dos soldados gregos, e sua etimologia, advém do termo grego “pancratium”, que significa “cerco total” ou “poderes totais”. A prática do Pancrácio como luta consistia em disputas entre dois oponentes onde a vitoria seria declarada quando um destes sinalizasse a derrota, através da desistência (batendo no ombro ou levantando a mão), ferimento que impossibilitasse o prosseguimento do combate ou morte. Nas disputas não era válido morder, arranhar e arrancar o olho, todo o resto, no entanto, era permitido.

As lutas de Pancrácio, com o tempo, se tornaram ilegais. Os conservadores da época agregavam sua prática à violência, e a consideravam uma má influência para os jovens, porém sua prática continuou a ser uma constante, principalmente no submundo de Atenas, onde era considerada como entretenimento e diversão para os ricos apostadores da cidade.

A evolução das artes-marciais seguiu seu rumo na Grécia antiga, e o Pancrácio serviu de base para diversas outras lutas, inclusive para o Wrestling, arte marcial que deu ênfase apenas para os elementos de solo do Pancrácio, e que existe até os dias de hoje, e se tornou popular com Platão. Platão, inclusive, era o apelido de Aristóteles, que ele ganhou nos círculos de Wrestling devido ao seu porte físico avantajado. Platão em grego significa “amplo”.

A mente na época não era dissociada do corpo, os grandes filósofos e intelectuais da época eram praticantes do Wrestling, a academia de Platão era uma famosa escola da arte marcial, e serviu de modelo para subsequentes escolas superiores europeias.

A disseminação do Wrestling, juntamente com o surgimento e popularização do boxe, fizeram com que a mescla de estilos perdesse a popularidade, dando espaço a essas novas técnicas de luta, cada vez mais crescentes no ocidente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário