quinta-feira, 10 de maio de 2012

Dedicação e comprometimento há mais de meio século


Com 67 anos, e, desses, mais de 50 dedicados às artes marciais, o Shihan Ramiro da Silva Leone foi o entrevistado dessa semana do Lutas-DF.

Praticante de artes-marciais desde o 15 anos de idade, Ramiro Leone buscou desde cedo o aperfeiçoamento no esporte. É o único no planeta a possuir o 9º Dan em Karatê, Kickboxing e Defesa Pessoal, homologados pela Confederação Brasileira de Cultura e Artes Marciais (CBMA), filiada à World Karate e Kickboxing Association (WKA – Associação Mundial de Karate e Kickboxing).

Especializado no estilo Uechi-ryu Karatê-Do, é o representante oficial da OKIKUKAI – Okinawa Karate-Do – Association of Japan no Brasil, escola de renome mundial. Título este conquistado pelos mais de 30 anos de dedicação ao estilo, incluindo um período de treinamento em Okinawa, no Japão.


No trecho da entrevista abaixo,  o mestre Leone conta um pouco sobre a origem das artes marciais e de sua viagem ao Japão.





Ramiro Leone ministra há mais de 20 anos cursos de defesa de autoridades e gradua instrutores de defesa pessoal das Forças Armadas, sendo responsável, inclusive, pelo treinamento da primeira tropa enviada ao Timor Leste.

Dentro das artes-marciais ainda contabiliza que graduou mais de 50 faixas pretas espalhados pelo país. Tantos anos de treinamento e dedicação ao esporte renderam ao Shihan (Graduação referente ao 9º Dan) o Título de Cidadão Honorário de Brasília, honraria recebida no plenário da Câmara Legislativa no ano de 2007.

O Shihan ministra, juntamente com seus dois filhos, Rosemberg e Tenisson, aulas em sua academia, localizada no Guará, e faz questão de participar de todas as etapas do treinamento, mostrando forma física excepcional, como pode ser visto no vídeo abaixo produzido pelo Lutas-DF.


Segundo o Shihan Leone, que praticou inúmeras artes marciais, não existe nenhuma que é ruim, mas sim maus praticantes. Tanto nos treinamentos quanto na vida Ramiro Leone ressalta a necessidade de equilíbrio e respeito ao próximo, além de muita dedicação para alcançar aos objetivos.

Ao olhar para a parede de sua academia, repleta de diplomas, fotos e honrarias recebidas pela sua dedicação ao esporte, o Shihan confessa o quão difícil, porém prazerosa, é essa caminhada. E termina o nosso encontro dando a fórmula para chegar onde chegou: “Só tenho uma última coisa para dizer: o segredo para chegar nesse nível é treinar, treinar e treinar”.